“Novo assalto ao povo do RN”, afirma deputado Jose Dias

 


Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira 17, o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% em meio a críticas acirradas da oposição. O deputado José Dias (PL) discursou contra a medida, classificando o reajuste como um “assalto ao povo do Rio Grande do Norte” e responsabilizando o governo estadual pela crise financeira.



O parlamentar afirmou estar enfrentando “um dilema entre a honra e o interesse”, mas deixou claro que sua posição é em defesa da população. “Pelo interesse, se a governadora ganhar esse aumento escorchante e vergonhoso, eu vou aqui citar… A derrota para o povo, a desgraça para o povo, se a governadora ganhar, é absoluta”.


José Dias acusou o governo de usar justificativas “enganosas” para aprovar a recomposição do imposto, desmentindo que o aumento será a solução para os problemas fiscais do RN. “A governadora tem um discurso que é mentiroso, dizendo que, com esse aumento de alíquota, vai resolver os problemas do Estado e vai aumentar o salário dos mais pobres, daqueles que mais necessitam. Se ela ganhar, esse argumento vai para o ralo, como deveriam todos os argumentos de um governo que não tem ética na sua gestão”.



Ele destacou o impacto direto do imposto sobre os mais pobres, afirmando que a medida penaliza quem menos pode pagar. “O dinheiro está saindo da sociedade, do mais pobre, para alimentar a ganância dos detentores do poder. Vamos dar o nosso voto contra esse novo assalto ao povo do RN”, disparou.



Para ele, o aumento do ICMS terá reflexos em toda a cadeia econômica, elevando o preço de insumos e serviços essenciais. “A inflação envolve tudo, senhor presidente. Mesmo que um produto tenha uma alíquota menor, esse produto tem insumo. Esses produtos aumentam, senhor presidente, porque o insumo pagou o imposto, porque o insumo está mais caro, porque a mão de obra está mais cara”.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.