De acordo com o ponto de vista do eleitor, entenda o resultado das urnas na Cidade Salineira de Macau
Como tentar explicar a derrota significativa do prefeito Zé Antonio quando ele como gestor havia pago mais de R$ 10 milhões de salários atrasados, cumpriu com pagamentos em dias, conseguiu realizar algumas melhorias no ambiente educacional, revitalizou a orla de camapum, entregou a UBS de Diogo Lopes, revitalizou o CREAS e entregou uma reforma significativa no HAF. Como explicar tal resultado, sobretudo pela maioria de votos?...
Pois bem
Para alguns eleitores salineiros o prefeito se deixou levar por aqueles 'amigos' que fazem parte do seu entorno, onde cada qual tinha sua função específica para cuidar do que era deles, menos do interesse público do gestor.
Os três anos se passaram e esta realidade se tornava mais evidente aos olhos do povo, mas os 'amigos' que poderiam orientar e mudar o rumo da gestão se omitiram, preferindo seguir o rumo das tratativas que estavam dando certo para os mesmos até o ano de eleição.
Não bastasse isso
As bases que deveriam da suporte a gestão , que são as secretárias essenciais, foram ofertadas para pessoas que não tinham o entendimento com o grande povo e muito menos votos.
Cito exemplos de acordo com a ótica do povo, veja então :
- A pasta de infraestrutura que se ausentou nos primeiros três anos ao atendimento para quem realmente precisava. Faltou trato com o eleitor mais humilde que necessitava de uma olhar de atenção. Sem detalhar com mais propriedade o sofrimento com a malha viária municipal.
- A chefia de Gabinete que dificultava o povo ter acesso ao gestor, onde muitas vezes o NÃO era dado de maneira grosseira que afastava o eleitor do seu prefeito. Esse eleitor jamais voltava para contato nesse ambiente.
- Assistência Social faltando atendimento ao grande povo de maneira recorrente, sendo alvo de críticas fortes na falta de atendimento as famílias para receber benefícios sociais, além das promessas de visitas que não aconteciam - a resposta foi recebida quando o prefeito disponibilizou funcionários para visitar estas famílias na reta final da eleição - o NAO recebido na semana da eleição foi consequência dos absurdos praticados contra o grande povo. Basta perguntar os técnicos que visitaram estas residências, nada que ofertassem faziam com que esse povo mudassem o voto.
- O esporte com o atendimento precário, onde uma simples partida no estádio WB era motivo de chateação para os desportistas, além das escolinhas e competições que nunca funcionaram a contento e Praças de esporte sucateadas.
- A pasta de saúde com uma secretária sendo um produto do meio, foi deixada nesses 3 anos com um tecnico que nunca teve o fino trato com o povo . Onde o mesmo deixou as situações se acumularem com dezenas de exames simples prejudicando famílias, além da troca constantes de nomes(para colocar familiares e amigos) na realização de cirurgias oftalmológicas. Bem como a enxurrada de exames guardados ou perdidos sem respostas ao povo e, depois de 2 anos que tais documentos foram protocolados, pessoas morreram e não chegaram as respostas para realizar os exames tão essenciais na vida destes macauenses. HAF, mesmo com melhorias realizadas, foi o palco central das reclamações na falta de atenção com saúde pública municipal. Dentistas e população prejudicados por falta de diálogo e empatia pública.
- A Pasta de Educação que é sempre uma vitrine para qualquer governo , nos parece que não foi para o gestor salineiro. O prefeito se deixou levar pelo canto da sereia e não tomou providências no setor. As reclamações envolvendo funcionários e cargos, uma carrada de professores fora da sala de aula para atender carga horária dentro da secretaria de educação, além de altas demandas de funções gratificadas que nunca trouxeram benefícios a gestão, onde grande maioria não acompahavam politicamente o gestor.
Então
Estes são alguns motivos que fizeram com que o povo não renovasse o mandato do gestor.
A resposta não foi diretamente para o prefeito, pois o povo tem grande apreço por ele - mesmo quando o resultado atinge ele de frente - a resposta foi para aqueles 'amigos' que estavam no seu entorno prejudicando o povo salineiro. Pois todos sabem que estes 'amigos' fizeram questão de cuidar primeiramente do que entendiam que eram deles, deixando em segundo plano o povo e para o terceiro momento a reeleição do gestor.
Por fim
Por isso deu no que deu. Essas questões pontuais servirão de lição futura para qualquer gestor na cidade salineira de Macau, já que o povo é base de tudo para qualquer governo.
Bepregado eu acho bom
ResponderExcluir