Eleições 2024: para 78% dos brasileiros, controle de fake news nas redes é importante; veja realidade do NE e Região Salineira

 


Em outubro de 2024, os eleitores brasileiros vão às urnas para escolher seus novos prefeitos e vereadores, em mais uma eleição. Até lá, é comum a circulação de propagandas e notícias sobre os candidatos. O problema é quando as informações disseminadas são falsas, o que pode comprometer a correta compreensão por parte dos cidadãos, por exemplo.


Diante disso, uma pesquisa do Instituto DataSenado, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, mostra que, para 78% dos brasileiros, o controle de fake news nas redes sociais é muito importante para garantir uma disputa eleitoral justa.


Ainda de acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados afirmam que a disseminação de notícias falsas pode impactar “muito” os resultados das urnas. Os dados constam na 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia. Segundo o analista do DataSenado, José Henrique Varanda, o resultado mostra que a população quer mudança nesse cenário.

 

Entre os brasileiros que costumam utilizar redes sociais, 72% responderam que têm acessado notícias que desconfiam ser falsas nos últimos seis meses. Os motivos para o compartilhamento dessas notícias podem variar. Para 31%, as pessoas o fazem para mudar a opinião dos outros. Já para 30%, a razão está em achar que o fazem por não saberem que a notícia é falsa.


Distribuição estadual da população que faz uso de alguma rede social no nordeste:


Alagoas - 94%

Ceará - 93%

Rio Grande do Norte - 93%

Bahia - 93%

Pernambuco – 92%

Maranhão – 91%

Paraíba – 90%

Sergipe – 89%

Piauí – 88%


Dificuldade em identificar notícias falsas


Ainda de acordo com a pesquisa, identificar notícias falsas é uma tarefa desafiadora para metade dos brasileiros. “Esta dificuldade varia regionalmente, com estados como Sergipe (62%), Maranhão (61%) e Rio Grande do Norte (59%), que contam com índices acima da média nacional.”

 

Região Costa Branca salineira

 

Trazendo essa realidade do RN que possui 59% daqueles que usam internet com dificuldade para reconhecer uma notícia falsa, é possível compreender as notícias FAKES que tomam conta da região costa branca salineira, notas que não tem o objetivo de informar, apenas agredir, transgredir, atingir e confundir o eleitor.


A pesquisa realizada pelo DataSenadado esclarece muito bem essa “onda” de vídeos, fotos e contextos mau elaborados apenas para atingir o seu desafeto político. Por isso a importância do eleitor que usa internet de ter consciência política e social, sobretudo,  saber diferenciar o que é noticia e o que é FAKE, já que os péssimos polticos usam desta artimanha para confundir e tirar proveito desta confusão.

 


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