Eleições 2024: para 78% dos brasileiros, controle de fake news nas redes é importante; veja realidade do NE e Região Salineira
Em
outubro de 2024, os eleitores brasileiros vão às urnas para escolher seus novos
prefeitos e vereadores, em mais uma eleição. Até lá, é comum a circulação de
propagandas e notícias sobre os candidatos. O problema é quando as informações
disseminadas são falsas, o que pode comprometer a correta compreensão por parte
dos cidadãos, por exemplo.
Diante
disso, uma pesquisa do Instituto DataSenado, em parceria com o
Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, mostra que,
para 78% dos brasileiros, o controle de fake news nas redes sociais é muito
importante para garantir uma disputa eleitoral justa.
Ainda de acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados afirmam que a disseminação de notícias falsas pode impactar “muito” os resultados das urnas. Os dados constam na 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia. Segundo o analista do DataSenado, José Henrique Varanda, o resultado mostra que a população quer mudança nesse cenário.
Entre
os brasileiros que costumam utilizar redes sociais, 72% responderam que têm
acessado notícias que desconfiam ser falsas nos últimos seis meses. Os motivos
para o compartilhamento dessas notícias podem variar. Para 31%, as pessoas o
fazem para mudar a opinião dos outros. Já para 30%, a razão está em achar que o
fazem por não saberem que a notícia é falsa.
Distribuição
estadual da população que faz uso de alguma rede social no nordeste:
Alagoas
- 94%
Ceará
- 93%
Rio
Grande do Norte - 93%
Bahia
- 93%
Pernambuco
– 92%
Maranhão
– 91%
Paraíba
– 90%
Sergipe
– 89%
Piauí
– 88%
Dificuldade
em identificar notícias falsas
Ainda
de acordo com a pesquisa, identificar notícias falsas é uma tarefa desafiadora
para metade dos brasileiros. “Esta dificuldade varia regionalmente, com estados
como Sergipe (62%), Maranhão (61%) e Rio Grande do Norte (59%), que contam com
índices acima da média nacional.”
Região Costa Branca salineira
Trazendo
essa realidade do RN que possui 59% daqueles que usam internet com dificuldade
para reconhecer uma notícia falsa, é possível compreender as notícias FAKES que
tomam conta da região costa branca salineira, notas que não tem o objetivo de
informar, apenas agredir, transgredir, atingir e confundir o eleitor.
A
pesquisa realizada pelo DataSenadado esclarece muito bem essa “onda” de vídeos,
fotos e contextos mau elaborados apenas para atingir o seu desafeto político.
Por isso a importância do eleitor que usa internet de ter consciência política e social, sobretudo, saber diferenciar o
que é noticia e o que é FAKE, já que os péssimos polticos usam desta artimanha para confundir e tirar proveito desta confusão.
Nenhum comentário: