Auxílio Reconstrução é pago hoje a 61,6 mil famílias do RS
Mais
61,6 mil famílias gaúchas afetadas pelas chuvas recebem nesta quinta-feira
(6) o Auxílio Reconstrução. De acordo com a Caixa, desde o lançamento do
benefício, cerca de R$ 510 milhões já foram pagos a 99,8 mil famílias.
“Os
beneficiários não precisam se preocupar em abrir contas para o recebimento do
valor. A Caixa identifica se o responsável familiar já tem conta corrente
ou poupança no banco e efetua o crédito automaticamente, sem que seja
necessário comparecer a uma agência”, informou o banco.
“Caso
o beneficiário não tenha conta, a Caixa se encarrega de abrir, também de forma
automática, uma Poupança CAIXA Tem, que poderá ser movimentada pelo aplicativo
Caixa Tem”, completou.
Pagamento
Para
a liberação do Auxílio Reconstrução, é necessário cumprir as seguintes fases:
- As
prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os
cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento
Regional (MIDR);
- O
responsável familiar entra no site do
Auxílio Reconstrução, realiza o login com a senha do portal
Gov.Br e faz a confirmação do cadastro;
- Os
dados são cruzados pela Dataprev, que encaminha à Caixa a folha de pagamentos
de forma escalonada, na medida em que as famílias vão sendo cadastradas e
confirmadas;
- A
Caixa efetua o crédito em conta para o beneficiário em até dois úteis após o
recebimento da folha.
Movimentação
De
acordo com a Caixa, caso o beneficiário já tenha conta corrente ou
poupança no banco, ela será utilizada para crédito do benefício. Nesses casos,
a movimentação do benefício pode ser realizada com o cartão da conta ou de
forma digital no Internet Banking da Caixa.
Caso
o beneficiário não tenha conta no banco, será feita a abertura de
conta pelo banco no Aplicativo Caixa Tem. Pelo app, é possível realizar compras
em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de
débito virtual e QR code.
O
beneficiário, segundo a Caixa, também pode fazer transferências via Pix, além
de realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em
geral pelo próprio aplicativo ou em casas lotéricas.
O
banco pede que o beneficiário só se dirija a uma agência quando estiver sem
acesso ao aplicativo Caixa Tem e sem cartão para movimentação.
Nenhum comentário: