Paralisação IFRN: Com faixas , carro de som , apitos e gritos de ordem servidores protestam nas ruas de Macau
Movimento dos profissionais de educação do IFRN no município salineiro de Macau
percorre ruas e avenidas da cidade e chama atenção da sociedade para as reivindicações
da categoria.
Na oportunidade
conversamos com o professor Pablo Gurgel que identificou os motivos de estarem
nas ruas fazendo movimentação e chamando atenção da sociedade salineira, disse;
“ A greve do IFRN não busca apenas aas
questões salariais, já que os salários dos servidores da educação está congelado
desde de 2016 e o poder de compra com este salário de 2016 não é mais o mesmo
no dia de hoje. O salário mínimo aumentou, tudo aumento e nosso salário tá
congelado desde de 2016. Essa situação comprova as nossas perdas para com o
poder de compra.”
Diante
das reivindicações dos servidores do IFRN é possível também enxergar uma
questão de preocupação social para com os estudantes que recebem bolsa na instituição, o movimento também chama atenção
para esta realidade.
“ O coração do nosso movimento não é
apenas da reestruturação salarial dos servidores, mas também solicitamos do
governo federal uma reestruturação orçamentária da educação federal para melhor
atender a juventude da região. Nosso campus Macau está aqui há 15 anos , nos
atendemos a população de Macau, Pendencias, Alto do Rodrigues , Guamaré e Galinhos
e nos sabemos sem investimento não é possível atender com efetiva qualidade
toda juventude da região. , Hoje nos atendemos 20 alunos com bolsas estudantil
e queremos ampliar mais pessoas. Nossas bolsas são de R$ 300 reais, valor que
no orçamento familiar não é nada. Mas estes alunos com essa quantia ainda
ajudam no orçamento de casa.”
Um
dos líderes do movimento, professor Pablo Gurgel destaca a valorização da
região com a implantação do IFRN na cidade salineira, diz;
“ Nos sabemos da diferença que esta
instituição trouxe para região e nos não podemos querer que ela fique
congelada, queremos que esta instituição cresça e que a gente possa atender
cada vez mais alunos.”
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