Samu fica sem ambulâncias disponíveis após macas se encontrarem retidas em hospital público lotado

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou sem ambulâncias para anteder chamados de emergência, durante a manhã desta segunda-feira (7), em Natal, segundo o coordenador de enfermagem do orgão, Jarbas Morais.


O motivo é que 15 macas ficaram retidas no Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal, no início da manhã.


O maior hospital público do Rio Grande do Norte está lotado e, com a chegada dos pacientes do Samu, as macas das ambulâncias ficaram retidas com eles, na unidade.


"Hoje pela manhã tínhamos 15 macas presas, no momento temos 14, conseguimos recuperar uma. Agora nós não temos uma viatura para atender a população. Nós temos duas viaturas de suporte avançado, para casos mais graves. Mas as viaturas de suporte básico, não temos nenhuma e, no momento, temos na tela 10 ocorrências aguardando atendimento", afirmou o coordenador, por volta das 9h.


O Samu da capital tem 12 ambulâncias, sendo 9 de suporte básico e três de suporte avançado. As de suporte avançado só saem para casos extremos.


Por volta das 10h, o direção do hospital informou à Inter TV Cabugi que estava em reunião sobre o assunto e que o plantão administrativo estava liberando as macas.


Já a Secretaria de Saúde Pública informou por meio de sua assessoria que a pasta está trabalhando para cumprir a decisão da Justiça, que determinou que a pasta esvaziasse os corredores da unidade de saúde.


No sistema do Tribunal de Justiça conta que o foi decorrido o prazo de 72 horas dado à Secretária Estadual de Saúde neste domingo (6), às 11h.

 

Fonte G1RN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.