Governo PTista abre canal de denúncia contra empresas por ‘desigualdade salarial de gênero’

 


Lula (PT) sancionou, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercerem trabalho equivalente ou a mesma função. O PL 1.085/2023 foi aprovado no mês passado pelo Congresso Nacional e agora deverá ser regulamentado por decreto.


O projeto, que agora foi transformado em lei, é de autoria do Executivo, e prevê aplicação de multa ao empregador que descumprir a igualdade salarial para mesmas funções e competências profissionais.


A multa será equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. Atualmente, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é prevista multa de um salário mínimo regional. A diferença da nova Lei é justamente esse aumento no valor da multa, bem como a necessidade das empresas apresentarem ‘balanços’ dos salários praticados entre os funcionários.


“Nesse governo, o empresário que não cumpra [a equivalência salarial], vai ter que enfrentar a legislação brasileira, a lei”, afirmou Lula durante cerimônia de sanção, ocorrida na Base Aérea de Brasília.


Mesmo com pagamento da multa, a pessoa pode ingressar com pedido de indenização por danos morais. Assim, o governo federal instituiu canais de denúncia sobre o descumprimento da igualdade salarial por parte de empresas e entidades em geral.


As pessoas podem encaminhar os casos por meio de um portal do Ministério do Trabalho ou pelos telefones: Disque 100, Disque 180 ou Disque 158.


De acordo com o Palácio do Planalto, não houve vetos ao projeto de lei aprovado pelo Legislativo. Na tramitação no Congresso, os parlamentares fizeram algumas mudanças no texto original.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.