“Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”; diante do clima de insegurança, essa foi a tônica das discussões legislativas em Macau

 


Esta foi a fala do vereador Edvaldo Junior na noite de ontem na CM de Macau, o vereador professor fez questão de abrir as discussões legislativas com O CONTEXTO do antropólogo Darcy Ribeiro, contexto proferido em uma conferência, em 1982.


Então


O contexto apresentado pelo vereador Edvaldo e discutidos por vários vereadores salineiros nunca foi tão atual, não apenas por essa onda de criminalidade que pairam no  estado potiguar, mas pela necessidade de reconhecer que o ensino é fundamental para base de alicerce de sua sociedade.


Portanto


Os estudos já apresentados em conversas com sociólogos, psicólogos e criminalistas para saber até que ponto o incentivo em educação – sobretudo no ensino básico – é um fator preponderante para diminuir a inserção no mundo do crime.  A resposta: sim, a profecia feita em 1982 se concretizou e Darcy Ribeiro não só tinha razão, como o país atravessa uma crise no sistema prisional sem precedentes por mais de 40 anos, o contexto apresentado por Darcy Ribeiro é fruto de discussões na casa legislativa salineira, mas não deveria ser somente na casa legislativa, mas sobretudo nos lares, nas escolas públicas e privadas desse rincão brasileiro.


Enfim


Parabéns aos vereadores salineiros que não se omitiram em deixar sua preocupação e sua atenção nessa situação conflitante de interesse publico e social. Hoje , mais do que ontem, podemos dizer que Darcy Ribeiro estava certo: educação ainda é o caminho mais curto para reduzir a criminalidade.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.