Meta amplia medidas de transparência para anúncios sobre temas sociais nas eleições no Brasil
O
Meta, empresa responsável pela gestão do Facebook, Instagram e WhatsApp,
anunciou, nesta quinta-feira (19), a expansão das políticas de transparência em
anúncios sobre temas sociais no Brasil, mais uma medida da plataforma para as
eleições de 2022 no Brasil.
Perfis
e páginas que quiserem veicular anúncios nas áreas de direitos civis e sociais,
crime, armas, economia, educação, política ambiental, saúde, valores políticos
e governança, imigração, segurança e política externa precisarão passar por um
processo de autorização e as publicações terão um rótulo que indica quem está
pagando por aquele anúncio. As medidas entrarão em vigor em junho.
Os
rótulos já estão em atividade para anúncios de cunho político ou de eleições
desde 2018 e passaram a ser obrigatórios em 2020. O recurso é usado por
deputados federais e pré-candidatos à Presidência da República.
Qualquer
usuário pode ter acesso às informações na biblioteca de anúncios, que armazena
as publicações. É possível ter acesso a dados sobre a faixa etária, gênero e
localidade do público alcançado nesses conteúdos.
"Mais
transparência gera interações mais autênticas e anúncios mais autênticos",
disse a gerente de programas de resposta estratégica do Meta, Debs Delbart.
"Entendemos que quanto mais transparência na plataforma, mais as pessoas
vão utilizar os nossos serviços de forma responsável, porque os dados estarão
disponíveis para a consulta de todos."
Quando
a medida entrar em vigor, qualquer anúncio que passe sobre temas sociais,
política e eleições no Facebook e Instagram e não tiver um dos rótulos poderá
ser removido e ficará arquivado na biblioteca de anúncios durante sete anos.
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