Agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial
A
partir de hoje (1º) as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
passam a contar com uma supervisão periódica do retorno ao atendimento
presencial.
A
portaria que prevê a implementação do serviço Supervisão das APS – Retorno
Gradual e Seguro foi pulicada em 13 de agosto, mas só começa a valer a partir
desta quarta-feira (1º).
O
primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro.
As ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada. Enquanto houver a
pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante o horário de atendimento ao
cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e
segurados.
No
início da pandemia, em março do ano passado, todos os serviços do INSS que eram
realizados presencialmente foram suspensos. A medida foi tomada levando em
consideração também os fatores de risco do público atendido, em geral pessoas
idosas ou portadoras de alguma doença.
Desde
então, alguns serviços presenciais vêm sendo retomados gradualmente, embora
seja necessário sempre fazer o agendamento prévio, que pode ser feito pela
central telefônica 135. Quem não conseguir agendar pelo telefone, pode fazê-lo
na agência da Previdência Social mais próxima.
Em
julho, por exemplo, foram incluídos mais 12 serviços no rol de atendimento
especial presencial, mediante agendamento prévio. São eles:
apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
requerimento
concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não
vinculada à análise do direito;
consulta
à consignação administrativa;
ciência
do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar
retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
parcelamento
ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento
Operacional de Benefícios Presencial);
pensão
especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
pensão
mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
pensão
especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
impossibilidade
de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.
Outros
serviços que já se encontravam disponíveis para agendamento do atendimento
presencial são:
perícia
médica;
cumprimento
de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos
originais);
serviço
social;
reabilitação
profissional;
justificação
administrativa;
justificação
judicial;
atendimento
relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios; e
entrega
de documentos por convocação.
realizar
Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco)
retirada
de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135
O
próprio INSS incentiva, contudo, que os cidadãos busquem os canais online de
atendimento, por meio da plataforma Meu INSS – acessível pelo browser de
internet ou por aplicativo de celular –, onde alguns desses serviços também
podem ser encontrados.
Agência
Brasil
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