terça-feira, 25 de março de 2025
Patrulha Maria da Penha de Macau Recebe Viatura Exclusiva para Atuar no Combate à Violência Doméstica
Quando se trata de segurança pública a cidade de Macau, sobretudo nas 7 cidades que compõem a I CIPM, podemos dizer que todas vivem um momento de atenção cotidiana com um olhar especial para o cuidar pontual da mulher potiguar.
Veja bem
A Patrulha Maria da Penha, que é uma unidade subordinada ao Batalhão de Policiamento Escolar e Prevenção às Drogas e Violência (BPRED), está atuando em Macau desde o mês de dezembro de 2024 recebeu na data de hoje, através da Tenente Coronel Helena, Tenente Priscila e Tenente Luciana, uma viatura exclusiva para aprimorar a sua atuação, configurando, assim, um importante passo no enfrentamento da violência doméstica.
Então
A viatura é equipada com recursos modernos e adequados, e a iniciativa reflete o comprometimento do governo do Estado em garantir um atendimento eficaz e seguro as mulheres em situação de risco.
Entenda a questão
A Patrulha Maria da Penha é responsável por assegurar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, no qual realizam o acompanhamento dos casos de violência doméstica. Ressalta-se, que a atuação não se restringe apenas as medidas protetivas relacionadas a mulheres vítimas de violência doméstica, mas como também a idosos, crianças e adolescentes que possuem medidas protetivas.
O serviço tem como finalidade não apenas a repressão dos agressores, mas também a orientação, acolhimento e apoio psicológico para as vítimas, promovendo a prevenção e conscientização sobre a violência de gênero. A patrulha atua de forma especializada, com agentes treinados para lidar com esse tipo de ocorrência de maneira humanizada e segura.
O detalhe
Todos os dias tem uma equipe responsável por atender esses casos e a sua atuação é em toda a região da 1ª CIPM, abrangendo as 7 cidades; Macau, Guamaré, Galinhos, Pendências, Alto do Rodrigues, Pedro Avelino e Afonso Bezerra.
Por fim
A PMP Macau agradece ao apoio da Comissão da Mulher Advogada da OAB - subseção de Macau/RN, por todo apoio e por ter contribuído com a vinda do veículo para a cidade. Até porque, a entrega da viatura exclusiva simboliza o compromisso do Estado do Rio Grande do Norte com a criação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à promoção da igualdade de direitos.
CANAIS DE DENÚNCIA:
Central de Atendimento a mulher:
• 180
Emergência policial:
• (84) 988263789 (COPOM MACAU)
• 190
Delegacia Especializada de atendimento a Mulher (DEAM):
• Rua Padre João Clemente, 219, Macau/RN (Central do cidadão).
Delegacia Regional de Macau (5ª DR):
• Rua Presidente Banderas, S/N, ao lado da igreja católica, no Distrito de Baixa do Meio, Guamaré/RN.
2ª Promotoria de Justiça:
• R. Padre João Clemente, 244, Centro, Macau/RN.