quinta-feira, janeiro 30, 2025

Natal: Engorda na Praia de Ponta Negra é tema de questionamentos em grandes jornais deste rincão brasileiro

 

A página jornalística Folha de São paulo apresenta uma realidade chocante na questão da Engorda da Praia de Ponta Negra(RN), realidade que preocupa diante da quantidade vultosa paga pelo município Natalense que não aguentou a primeira maré alta.


Pois bem


Após Críticas à engorda de Ponta Negra estão repercutindo nacionalmente após compartilhamentos de imagens dos alagamentos, do esgoto e das pessoas se ferindo no banho de mar ganharem relevância nas redes sociais.


Em um dia o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias estava gravando video para as redes exaltando a ‘bela’ engorda, no outro a obra estava inundada pela chuva, pelo esgoto e pelo mar.


Nesta quarta-feira (30), o jornal Folha de S.Paulo ecoou as reclamações em massa e publicou: “Alargamento da praia de Ponta Negra muda cenário, recebe críticas e afeta mergulho no RN”.


Diz trecho da reportagem: “Na praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Natal, no RN, ‘o banho no mar está mais difícil’ e a areia, quando chove, passou a alagar, diz o militar aposentado e nadador Mário Silva, 60. ‘As ondas ficaram mais fortes. Estão quebrando mais em cima'”.

 

O detalhe

 

É preocupante o que tem sido visto como resultado da engorda. E isso não tem nada a ver com ser contra ou a favor do projeto, mas sim com a forma como ele foi feito. A engorda causa desconforto em grande parte do povo que vive na capital potiguar.


Isso porque, como se sabe, a engorda foi feita às pressas, sem cumprir todas as determinações ambientais, em meio a episódios de politicagem (de olho nas eleições), de mentiras públicas, de invasão de órgão público para ameaçar a diretoria do Idema e por aí vai…


Por fim


Todo Natalense tem consciência  da importância da realização de um alargamento na faixa de areia daquela praia, assim como todos sabem da necessidade dessa obra ser feita com o extremo cuidado, seguindo à risca as recomendações dos órgãos ambientais, respeitando a natureza. Porque as consequências de uma engorda mal feita podem ser catastróficas. Para o meio ambiente e para a economia.


Vale lembrar que a obra da engorda foi realizada sem fiscalização ambiental, com jazida sendo substituída de última hora, retirada fora do perímetro licenciado e sem estudo de impacto ambiental.


A área técnica do Ministério Público Federal, inclusive, elaborou um relatório em outubro de 2024 onde apontou a necessidade de esclarecimentos sobre a drenagem de águas pluviais, essencial para o aterramento hidráulico.


Veja a realidade da nova Ponta Negra de Álvaro Dias ;