Novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas
O
novo ensino médio já está valendo nas escolas públicas e privadas de todo o
Brasil. Um cronograma do MEC estabelece que a implementação será de forma
progressiva, começando com o 1º ano. Em 2023, as mudanças vão abranger os
alunos dos 1º e 2º anos e a fase final. Em 2024 todas as séries seguirão com o
novo modelo de ensino.
O
secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, explica que as novas
diretrizes trazem a possibilidade de ter mais tempo para expor o aluno ao
aprendizado. “Na prática, o que avança no novo ensino médio é a possibilidade
de dentro da estrutura curricular, informativa, ter um espaço para a formação
integrada entre a parte propedêutica e a prática técnica”, reforça.
Veja
as principais mudanças
Carga
horária
Era
dividida com no mínimo de 800 horas de aula distribuídas em 200 dias letivos.
Assim, o aluno passava, no mínimo, 4 horas diárias no ambiente escolar. A nova
lei estabelece que a carga vai ser ampliada de forma progressiva até 1.400
horas, o que equivale a 7 horas diárias. Já em 2022, o estudante deve estar na
escola todos os dias letivos por 5 horas no mínimo, totalizando mil horas
anuais.
Disciplinas
As
disciplinas não vão ser mais individuais. Os conteúdos devem ser divididos em
áreas de conhecimento, como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio. São
elas:
linguagens
e suas tecnologias;
matemática
e suas tecnologias;
ciências
da natureza e suas tecnologias;
ciências
humanas e sociais aplicadas;
Essas
categorias vão abranger o Português, Matemática, Geografia, Biologia, Química,
História, Sociologia, Filosofia, Arte, Educação Física e Inglês. Nenhuma das
disciplinas vão ser excluídas do currículo. Porém, somente a Língua Portuguesa
e Matemática serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio.
Itinerários
Formativos
É a
grande novidade do ensino médio. Eles podem ser disciplinas, projetos,
oficinas, núcleos de estudo, entre outras e o próprio estudante pode escolher a
área de conhecimento que deseja aprofundar. Os itinerários formativos podem se
aprofundar nos aprendizados de uma área do conhecimento e da formação técnica e
profissional.
As
escolas da rede particular e pública vão ter autonomia para definir quais e
quantos itinerários vão ser ofertados aos alunos. Não existe garantia de vaga
aos estudantes para o curso escolhido, dependendo da demanda e da oferta.
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